Últimos dias para resgatar dinheiro esquecido em Bancos, veja como consultar e resgatar

Seja bem-vindo
São Caetano do Sul,12/02/2025

  • A +
  • A -

Últimos dias para resgatar dinheiro esquecido em Bancos, veja como consultar e resgatar

newsatual.com
Últimos dias para resgatar dinheiro esquecido em Bancos, veja como consultar e resgatar

Como verificar se você esqueceu dinheiro em Bancos brasileiros





Os brasileiros têm até o dia 16 de outubro para resgatar valores esquecidos no Sistema de Valores a Receber (SVR), do Banco Central. Muitos cidadãos desconhecem que podem ter dinheiro disponível em contas encerradas, cooperativas de crédito e outras instituições financeiras. Após esse prazo, os valores serão transferidos para o Tesouro Nacional, conforme previsto na legislação que trata da reoneração da folha de pagamento das empresas.





Entretanto, haverá uma segunda oportunidade para quem não resgatar os valores até a data limite. O governo federal irá publicar um edital sobre os valores remanescentes, e o novo prazo para resgatar o dinheiro será de 30 dias. Caso não haja resgate dentro deste prazo, o cidadão poderá recorrer à Justiça, tendo até seis meses para tomar medidas legais a partir da publicação do edital.





As maneiras mais comuns de esquecer dinheiro em instituições financeiras





De acordo com o Banco Central, existem oito motivos principais que levam as pessoas a “esquecerem” dinheiro em bancos e outras instituições. Entre os motivos mais recorrentes estão:






  1. Encerramento de conta com saldo disponível: ao fechar uma conta-corrente ou poupança, muitos não percebem que ainda há saldo, o que é comum até mesmo com valores baixos, como centavos.




  2. Sobras líquidas e cotas de capital de ex-membros de cooperativas: esse caso ocorre quando um cooperado encerra a conta em uma cooperativa de crédito ou falece, deixando saldo disponível.




  3. Dinheiro esquecido em consórcios: depósitos não contemplados ou valores que devem ser devolvidos após o encerramento de grupos de consórcio também entram no sistema de valores esquecidos.




  4. Irregularidade na cobrança de tarifas: quando o Banco Central identifica cobranças indevidas em tarifas bancárias, o valor é devolvido ao cliente.




  5. Irregularidade na cobrança de operações de crédito: valores pagos em duplicidade ou com quantias superiores ao necessário também geram crédito para o cliente.




  6. Encerramento de contas mantidas por corretoras e distribuidoras com saldo disponível: contas de corretoras de investimento podem manter valores mesmo após serem encerradas.




  7. Encerramento de conta pré-paga ou pós-paga com saldo disponível: cartões dessa modalidade podem manter saldo residual após o uso do cliente.




  8. Recursos disponíveis para devolução em instituições financeiras: valores encontrados por instituições em contas de clientes ou ex-clientes também são registrados no SVR.





Como saber se você tem dinheiro esquecido





Para verificar se você possui saldo a receber, basta acessar o site do Banco Central e preencher os campos com seu CPF e data de nascimento. Não é necessário ter uma conta no gov.br para realizar a consulta. Após verificar, o usuário poderá transferir o valor ou obter mais detalhes sobre o recurso, sendo necessário o uso de uma conta gov.br para essas etapas.





Leia Também:









📲 Participe Gratuitamente do Nosso Canal Exclusivo no WhatsApp. 🔔 Clique e Siga para Notícias em Tempo Real!




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.